Notícias - Tributos

ICMS na transferência interestadual – Rejeição ao Convênio ICMS

Por: Dácio Menestrina - 21 de novembro de 2023

No dia 1° de novembro de 2023 o Convênio ICMS n° 174/2023 foi publicado trazendo as premissas para as remessas interestaduais de bens e mercadorias entre estabelecimentos da mesma pessoa jurídica. A normativa foi motivada pela ADC 49 proferida pelo STF onde, pela decisão, a transferência entre estabelecimentos da mesma pessoa jurídica não é fato gerador do ICMS.

Contudo, conforme Ato Declaratório n° 44/2023 fica declarada a rejeição ao convênio pelo estado do Rio de Janeiro, fazendo com que o mesmo não seja ratificado e dessa forma, passe a não ter validade.

Lembramos que os estados precisam se manifestar até 31/12/2023 quanto ao procedimento em relação aos créditos fiscais decorrentes das transferências não tributadas, visto que a partir de 01/2024 tais operações não sofrerão mais tributação.

Ficaremos atentos às novas publicações relacionadas ao tema e comunicaremos!

Veja também

Notícias

Adiada para semana que vem votação de medida provisória que altera regras de tributação de incentivos fiscais

comissão mista que analisa a medida provisória que regulamenta a isenção tributária para créditos fiscais vindos de subvenção para investimentos (MP 1185/23) adiou para a próxima terça-feira (12) a votação do parecer do relator, deputado Luiz Fernando Faria (PSD-MG). A reunião será realizada às 14h30, no plenário 2 da Ala Nilo Coelho, no Senado. Atualmente, […]

8 de dezembro de 2023

Notícias

Refis ICMS Bahia é prorrogado, e descontos de até 95% em multas e acréscimos valem até 3 de fevereiro

Adiamento do programa de pagamento e parcelamento incentivado de débitos fiscais foi solicitado por contribuintes nos últimos dias do prazo original, que se encerraria nesta terça, 5 de novembro. Em atendimento a solicitações de contribuintes, o Refis ICMS Bahia foi prorrogado até o dia 3 de fevereiro pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba). O […]

6 de novembro de 2024

Notícias

Comissão aprova projeto que isenta pessoas com mais de 75 anos do pagamento de imposto de renda e Previdência

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que isenta pessoas com mais de 75 anos do pagamento do Imposto de Renda (IR) até o limite do teto do Regime Geral de Previdência Social, fixado em R$ 8.157,41 para 2025. Caso estejam empregadas, essas pessoas também […]

27 de agosto de 2025