Notícias - Obrigações Acessórias

Em Goiás, Novas regras de emissão de NF-e e NFC-e para MEIs são adiadas para abril de 2025

Por: Dia a Dia Tributário - 26 de setembro de 2024

Goiás possui 565 mil MEIs cadastrados, conforme dados da Coordenação de Cadastro da Superintendência de Informações Fiscais (SIF) da Secretaria da Economia do estado

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) de Goiás ganharam mais tempo para se adequarem às novas regras de emissão de documentos fiscais. Prevista para entregar em vigor a partir deste mês, o principal ajuste é a obrigatoriedade de inserção do Código de Regime Tributário (CRT-4) nas Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e nas Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), que agora será exigido a partir de 1° de abril de 2025.

O CRT-4 é o código que será utilizado pelo Ministério da Fazenda para identificar que o emissor da nota fiscal eletrônica está enquadrado como MEI no regime tributário do Simples Nacional. Com essa medida, a Receita Federal terá um controle mais eficiente das atividades comerciais dos MEIs em todo o país. A prorrogação do prazo foi oficializada pela versão 1.20 da Nota Técnica 2024.001, divulgada em 19 de agosto.

No estado existem atualmente 565 mil Microempreendedores Individuais (MEIs), com inscrições que emitem NF-e NFC-e, de acordo om levantamento da Gerência de Cadastro, da Superintendência de Informações Fiscais (SIF), da Economia. Vale lembrar que a obrigatoriedade da emissão de nota fiscal pelos MEIs ocorre apenas nas transações entre fornecedores e clientes que sejam pessoas jurídicas.

No entanto, os empreendedores enquadrados nessa categoria de regime especial da economia não são obrigados a emitir documento fiscal para pessoa física (consumidor final), a menos que seja solicitado, conforme as exigências do Código de Defesa do Consumidor. Todavia, se o destinatário da mercadoria ou serviço for outra empresa, a emissão da nota fiscal pelo MEI se torna obrigatória.

Saiba mais – Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 21 de agosto último, mostram que em 2022, Goiás contava com 516 mil Microempreendedores Individuais (MEIs), acréscimo de 12% em comparação a 2021. Naquele período, o setor empregava 7.764 trabalhadores, um crescimento de 37,1%. Com esse resultado, Goiás se manteve na 8.ª posição no ranking nacional, representando 3,6% do total de MEIs do país, que somava 14,5 milhões.

Em 2022, quase metade dos MEIs (47,5%) estava atuando no setor de serviços, empregando 36,3% do total de trabalhadores contratados pelos microempreendedores individuais do estado de Goiás. O setor de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas representou 31,2% do total de MEIs, mas foi a atividade que apresentou o maior número de empregados, com 48,4%.

Fonte: Sefaz Goiás

Veja também

Notícias - Tributos

NO RS, empresas do Simples Nacional com dívidas perante a Receita Estadual devem regularizar sua situação

Aproximadamente 8 mil empresas, com dívidas que somam R$ 135 milhões, estão sendo notificadas para aproveitarem a oportunidade de regularização As empresas optantes pelo Simples Nacional devem verificar a existência de débitos sem exigibilidade suspensa perante a Receita Estadual no Portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte) ou via App Minha Empresa. Os contribuintes […]

11 de setembro de 2024

Notícias

Correio Eletrônico Circular SEF/DIAT/Nº 16 / 2025 – SEF/SC

A Diretoria de Administração Tributária-DIAT, da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, informa que, A PARTIR DE 1º DE NOVEMBRO DE 2025, SERÁ OBRIGATÓRIA a emissão da Nota Fiscal Fatura de Serviços de Comunicação Eletrônica (NFCom), modelo 62, que será utilizada em substituição aos documentos fiscais modelos 21 (Nota Fiscal de Serviço de […]

15 de agosto de 2025

Notícias

Portaria SECEX aprova a 4ª Edição do Manual Siscomex Drawback Suspensão

PORTARIA SECEX Nº 301, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2024 Aprova a 4ª Edição do Manual Siscomex Drawback Suspensão e a 2ª Edição do Manual Siscomex Drawback Isenção. A SECRETÁRIA DE COMÉRCIO EXTERIOR SUBSTITUTA, DA SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR, DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS, no uso das atribuições que lhe foram conferidas […]

1 de março de 2024