Reforma Tributária - Notícias

Confoco debate reforma tributária no Ministério da Fazenda

Por: Dia a Dia Tributário - 3 de março de 2025

Membros do grupo de trabalho do Confoco apresentaram os temas que buscam fortalecer a atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSC).

 

Na terça-feira (25/02) o Grupo de Trabalho da Reforma Tributária do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração (Confoco) se reuniu com o Secretário-Executivo da Reforma Tributária, Bernard Appy, no Ministério da Fazenda (MF). O objetivo foi discutir o potencial de impacto da reforma tributária e de sua regulamentação nas Organizações da Sociedade Civil (OSC).

Entre os participantes estavam:  Igor Ferrer, presidente do Confoco; Aldiza Soares, secretária-executiva do Confoco; Natalia Galli, coordenadora de projetos da Diretoria de Parcerias com a Sociedade Civil (DPSC); Janaína Rodrigues, membro da comissão de direito do terceiro setor dada Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR); Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo (OAB/SP); Ana Carolina Carrenho,  Laís Vanessa Carvalho de Figueirêdo Lopes, do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (NEATS); e Silvio Santana, da Fundação Grupo Esquel Brasil (FGEB). Também participaram membros de organizações: Cáritas Brasileira, Fórum Nacional de Instituições Filantrópicas (FONIF), Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) e Elo Ligação e Organização.

Janaína Rodrigues iniciou o debate com aspectos relacionados à regulamentação de inovações trazidas pela reforma tributária, a exemplo da isenção do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) às OSC. Durante a reunião, Ana Carolina Carrenho abordou eventuais impactos da reforma aos incentivos fiscais que beneficiam as OSC, ressaltando a importância da manutenção de programas como a nota fiscal cidadã. Essa iniciativa pode consistir em uma importante fonte de arrecadação de recursos para as OSC, uma vez que o consumidor pode doar créditos de sua nota fiscal às organizações para fortalecimento de suas ações.

Em seguida, Silvio Santana enfatizou: “a reforma tributária criou uma situação de aumento da carga tributária e diminuição da receita das OSC”. E sugeriu a criação de mecanismos para simplificação.

Segundo Laís Lopes existe “preocupação para que as inovações sejam feitas levando em conta as peculiaridades das OSC, em relação ao que já foi conquistado. Para não haver retrocessos”, enfatizou. Lopes também expôs a necessidade de “pensar em propostas que vão ampliar a atuação das OSC”, ressaltou.

Ao final da reunião foi acordado que o Confoco enviará um ofício com detalhes a respeito dos pontos discutidos para posterior análise, e consideração da equipe da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária (SERT).

 

CONFOCO

O Confoco é um órgão colegiado paritário de natureza consultiva, integrante da estrutura da Secretaria-Geral da Presidência da República, com a finalidade de divulgar boas práticas e de propor e apoiar políticas e ações destinadas ao fortalecimento das relações de parceria das organizações da sociedade civil com a administração pública federal.

 

Fonte: Secretaria-Geral da União

Veja também

Reforma Tributária - Notícias

Senadores defendem retirada de urgência de regulamentação da reforma tributária

Após reunião nesta quinta-feira (11), líderes partidários defenderam retirar a urgência do projeto que regulamenta a reforma tributária, para que a matéria tenha mais tempo de discussão e análise no Senado. A Câmara dos Deputados concluiu a votação da proposta (PLP 68/2024) na quarta-feira (10). A tramitação em regime de urgência, pedida pelo presidente Luiz […]

12 de julho de 2024

Notícias - Tributos

Brandão anuncia redução de multas e juros em débitos de ICMS, IPVA e ITCD até 31 de julho

O governador Brandão anunciou descontos para contribuintes do ICMS, IPVA e ITCD que possuem débitos dos referidos tributos vencidos até 31 de dezembro de 2023. De acordo com o anúncio feito nesta terça-feira (16), os interessados podem aproveitar a redução de multas e juros por meio do Programa de Pagamento e Parcelamento de Créditos Tributários. […]

17 de julho de 2024

Solução de Consulta - Notícias - Tributos

Solução de Consulta; IRPF, Ganho de Capital;

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 128, DE 09 DE MAIO DE 2024 Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Física – IRPF GANHO DE CAPITAL NA ALIENAÇÃO DE IMÓVEIS. PERMUTA. As operações de permuta de bens imóveis sujeitam-se, para fins das pessoas físicas, à apuração do imposto sobre a renda sobre o ganho de capital. […]

13 de maio de 2024