Notícias

Com objetivo de fortalecer o combate à sonegação fiscal, Minas Gerais sedia Encontro Nacional do CIRA

Por: Dia a Dia Tributário - 20 de junho de 2024

Aberto quarta-feira (19/6), o Encontro Nacional do CIRA (Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos) reúne agentes do Fisco, de Minas Gerais e outros 18 estados, que atuam no combate à sonegação fiscal e aos crimes contra a ordem tributária.

Até a próxima sexta (21/6), os servidores participarão de painéis temáticos que vão abordar técnicas de investigação, fluxo de análises e gestão da informação, além de assuntos atuais, como reforma tributária e inteligência artificial sob a ótica dos integrantes do comitê e de especialistas.

O evento de abertura aconteceu no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

Durante a solenidade, o secretário de Fazenda de Minas Gerais, Luiz Claudio Gomes, observou a importância de compartilhar com outros Estados o trabalho realizado nos 17 anos de existência do CIRA mineiro, bem como aproveitar as experiências de cada lugar que traz iniciativas bem-sucedidas.

“Queremos alcançar nacionalmente um outro grau de institucionalidade, pois estamos às vésperas de um novo sistema tributário, que está se formando, e nós temos que nos acostumar a repartir e integrar”, disse.

Luiz Claudio reiterou o sucesso da integração entre os órgãos parceiros do CIRA-MG (Receita Estadual, Ministério Público de Minas Gerais, Advocacia-Geral do Estado, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e as polícias Militar e Civil) e o valor de um trabalho coeso em que todos se dedicam e se alinham à tecnologia para alcançar os melhores resultados na recuperação de ativos e devolvê-los à sociedade em forma de políticas públicas.

Ao saudar cerca de 200 convidados de todas as regiões do país, o secretário-geral do CIRA-MG, promotor de Justiça William Garcia Pinto Coelho, fez um breve histórico do comitê, ressaltando a sua institucionalização, por meio de decreto, em 2007.

“Não tem milagre, o resultado vem com muito trabalho e tecnologia”, disse William, referindo-se ao sucesso na recuperação de ativos com uma integração dos órgãos mineiros.

Coordenador de um dos painéis de trabalho desta quarta-feira, o subsecretário da Receita Estadual de Minas Gerais, Osvaldo Scavazza, afirmou que Minas Gerais adquiriu grande know-how no combate ao crime tributário com essa parceria de 17 anos com as instituições do CIRA.

Sobre o painel “Desafios Colaborativos do CIRA e Reforma Tributária”, ele explicou que tratará da “jurisprudência, da parte da reforma tributária”.

“A discussão vai trazer um conhecimento teórico para os participantes desse encontro, que vieram de todo o país. Amanhã e depois, teremos painéis temáticos que vão abordar, dentre outros, técnicas de investigação e avaliação no tratamento de dados”, declarou Scavazza.

O evento foi acompanhado por servidores da Receita Estadual e teve a presença, ainda, da secretária de Estado adjunta de Fazenda de Minas Gerais, Luciana Mundim.

 

Fonte: Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais

Veja também

Notícias

Devolve ICMS ultrapassa R$ 1 bilhão distribuído e alcança mais de um milhão de famílias gaúchas

A última rodada do Devolve ICMS, que teve seu pagamento realizado em 31 de outubro, representou um recorde: o programa de justiça tributária do governo do Estado chegou a R$ 1,054 bilhão repassado. A marca foi atingida no mês em que a iniciativa, instituída pelo Decreto 56.145/2021, pelo governo Eduardo Leite, completou quatro anos. No […]

5 de novembro de 2025

Notícias

Senado aprova regras mais rígidas para devedor contumaz

O Senado aprovou nesta terça-feira (2), por unanimidade, o projeto que cria o Código de Defesa dos Contribuintes (PLP 125/2022). Um dos principais focos está nos chamados devedores contumazes — empresas que usam a inadimplência fiscal como estratégia de negócio e deixam de pagar tributos de forma reiterada e sem justificativa. O texto, aprovado em […]

3 de setembro de 2025

Reforma Tributária - Notícias

CCJ retoma regulamentação da reforma tributária

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) fará na terça-feira (20), a partir das 15h, a primeira audiência pública para debater o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2024, que dá continuidade à regulamentação da reforma tributária. A reunião tratará de infrações, penalidades e encargos moratórios do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e também das […]

20 de maio de 2025