Notícias

Com objetivo de fortalecer o combate à sonegação fiscal, Minas Gerais sedia Encontro Nacional do CIRA

Por: Dia a Dia Tributário - 20 de junho de 2024

Aberto quarta-feira (19/6), o Encontro Nacional do CIRA (Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos) reúne agentes do Fisco, de Minas Gerais e outros 18 estados, que atuam no combate à sonegação fiscal e aos crimes contra a ordem tributária.

Até a próxima sexta (21/6), os servidores participarão de painéis temáticos que vão abordar técnicas de investigação, fluxo de análises e gestão da informação, além de assuntos atuais, como reforma tributária e inteligência artificial sob a ótica dos integrantes do comitê e de especialistas.

O evento de abertura aconteceu no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

Durante a solenidade, o secretário de Fazenda de Minas Gerais, Luiz Claudio Gomes, observou a importância de compartilhar com outros Estados o trabalho realizado nos 17 anos de existência do CIRA mineiro, bem como aproveitar as experiências de cada lugar que traz iniciativas bem-sucedidas.

“Queremos alcançar nacionalmente um outro grau de institucionalidade, pois estamos às vésperas de um novo sistema tributário, que está se formando, e nós temos que nos acostumar a repartir e integrar”, disse.

Luiz Claudio reiterou o sucesso da integração entre os órgãos parceiros do CIRA-MG (Receita Estadual, Ministério Público de Minas Gerais, Advocacia-Geral do Estado, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e as polícias Militar e Civil) e o valor de um trabalho coeso em que todos se dedicam e se alinham à tecnologia para alcançar os melhores resultados na recuperação de ativos e devolvê-los à sociedade em forma de políticas públicas.

Ao saudar cerca de 200 convidados de todas as regiões do país, o secretário-geral do CIRA-MG, promotor de Justiça William Garcia Pinto Coelho, fez um breve histórico do comitê, ressaltando a sua institucionalização, por meio de decreto, em 2007.

“Não tem milagre, o resultado vem com muito trabalho e tecnologia”, disse William, referindo-se ao sucesso na recuperação de ativos com uma integração dos órgãos mineiros.

Coordenador de um dos painéis de trabalho desta quarta-feira, o subsecretário da Receita Estadual de Minas Gerais, Osvaldo Scavazza, afirmou que Minas Gerais adquiriu grande know-how no combate ao crime tributário com essa parceria de 17 anos com as instituições do CIRA.

Sobre o painel “Desafios Colaborativos do CIRA e Reforma Tributária”, ele explicou que tratará da “jurisprudência, da parte da reforma tributária”.

“A discussão vai trazer um conhecimento teórico para os participantes desse encontro, que vieram de todo o país. Amanhã e depois, teremos painéis temáticos que vão abordar, dentre outros, técnicas de investigação e avaliação no tratamento de dados”, declarou Scavazza.

O evento foi acompanhado por servidores da Receita Estadual e teve a presença, ainda, da secretária de Estado adjunta de Fazenda de Minas Gerais, Luciana Mundim.

 

Fonte: Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais

Veja também

Reforma Tributária - Notícias

Câmara aprovou sistema tributário mais ágil e mais simples, diz Lira

Presidente da Câmara comemorou a aprovação do projeto que regulamenta a reforma tributária O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que a aprovação da regulamentação da reforma tributária entrega para o País um sistema mais enxuto, que fez justiça social, com aprovação de cashback para a população mais carente que faz parte do […]

11 de julho de 2024

Programa da ECF
Notícias - Obrigações Acessórias

RESOLUÇÃO SEFAZ N° 678 DE 11 DE JULHO DE 2024 – Estado Rio de Janeiro

Foi publicado no DOE do Estado do Rio de Janeiro em 12 de julho de 2024. A resolução n°678/2024 alterou o inicio de obrigatoriedade do Registro de Apuração do ICMS-ST – Simples Nacional (RASTSN) para 1° de agosto de 2024.   Art. 1º – O art. 9º da Resolução SEFAZ nº 578, de 08 de […]

12 de julho de 2024

Notícias - Tributos

Audiência na Câmara discute mudanças no cálculo do Imposto de Renda

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (23) uma possível alteração na Lei do Imposto de Renda, visando oferecer o modelo de “splitting familiar”. O debate, solicitado pela deputada Chris Tonietto (PL-RJ), será realizado no plenário 7, às 17 horas. A Comissão de Previdência, Assistência […]

17 de abril de 2025