Notícias

Avança Acordo de Cooperação Técnica para integrar fiscalização de mercadorias em trânsito dos Estados do Nordeste

Por: Dia a Dia Tributário - 27 de agosto de 2024

As Secretarias da Fazenda dos Estados do Nordeste avançaram nas discussões para a celebração de acordo de cooperação técnica para integrar os sistemas de monitoramento de fiscalização de veículos de cargas da Região, após reunião realizada na última sexta-feira (23), em Maceió-AL, quando os Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe apresentaram suas experiências e práticas exitosas.

O gerente Operacional de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (GOFMT) da Sefaz-PB, Filipe Lauritzen, que participou da reunião em Maceió, informou que o acordo de cooperação técnica e operacional prevê, por meio das gerências de fiscalização de mercadorias em trânsito, o compartilhamento de dados e informações integrados para utilização conjunta entre as Secretarias de Fazenda participantes.

PARAÍBA TERÁ DATA CENTER DA REGIÃO NE – A proposta de criar um acordo de cooperação técnica nasceu em uma reunião dos secretários da Fazenda do Nordeste, que se comprometeram em integrar os sistemas de fiscalização do trânsito para criar um bloco único, compartilhando dados e colaborando no combate à sonegação de forma regionalizada. A Secretaria da Fazenda da Paraíba levou à reunião em Maceió (AL) a proposta de implantar um Data Center no Estado, para onde seriam centralizados os dados enviados por cada Estado do Nordeste interessados a participar do projeto.

“A ideia é construir um Data Center na Paraíba, recebendo e enviando dados de registros de passagem de veículos de carga, imagens e outras informações via webservice para todos os Estados da Região, tornando mais eficiente o combate à sonegação e a interceptação de cargas irregulares, além de promover o combate à concorrência desleal de mercado no Nordeste, ao coibir a circulação de mercadoria no trânsito com documentação inidônea, irregulares ou sem nota fiscal”, comentou o secretário executivo da Sefaz-PB, Bruno Frade.

SEFAZ-PB TEM SISTEMA DE FISCALIZAÇÃO DE PONTA – A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), por meio da Gerência Operacional de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito, desenvolveu um dos sistemas de monitoramento de fiscalização de veículos de cargas mais modernos do país, batizado de “Sistema Cacto”. O sistema, desenvolvido pela Sefaz-PB em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, é capaz de identificar, por exemplo, toda cargas irregulares que entram e saem do território da Paraíba, gerando, em tempo real, alertas com a indicação correta da localização do veículo. O ‘Sistema Cacto’ tem centenas de sensores instalados em todo o território paraibano e um Centro de Monitoramento, que avalia as cargas por meio de alertas com nível de assertividade em nível muito elevado, pois se baseia em dados processados massivo com ajuda de inteligência artificial e de big data.

FORTALECER BLOCO DA REGIÃO – Segundo Filipe Lauritzen, os Estados já reúnem os elementos para integrar a fiscalização de mercadorias em trânsito da Região, principalmente com o advento dos documentos fiscais eletrônicos, investimentos em tecnologia e parcerias com instituições de governo como Polícia Rodoviária Federal, Ministério da Justiça e Secretarias de Segurança Pública. “Teremos muito mais força para fiscalizar a circulação de mercadorias, formando um bloco na Região. A formação deste bloco abrirá portas para outros acordos de cooperação e viabilizará integrações com entidades governamentais importantes no combate à sonegação fiscal”, justificou.

REUNIÃO EM JOÃO PESSOA EM OUTUBRO – O plano de trabalho para o acordo de cooperação técnica dos Estados do Nordeste, na área de fiscalização de mercadorias em trânsito, seguirá numa reunião agendada para os dias 9 e 10 de outubro, em João Pessoa. “Cada um dos nove Estados recebeu um plano de trabalho para analisar e fazer as suas ponderações, dentro dessa proposta de acordo de cooperação técnica, e a reunião em João Pessoa, no mês de outubro, servirá para avançarmos ainda mais nessa proposta de integração”, apontou o gerente Operacional de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (GOFMT) da Sefaz, Filipe Lauritzen.

O gerente ainda informou que participarão do projeto, além das Gerências de Tecnologia da Informação de cada Estado, a UFPB, por meio da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec), responsável pelo desenvolvimento do Sistema Cacto.

Fonte: Sefaz Paraíba

Veja também

Notícias - Tributos

Atualização NCM 1901.20 – Decreto Nº 48.727 de 2023 – Minas Gerais

De acordo com a publicação em 29 de outubro de 2023 pela Resolução GECEX 529/2023, e por meio de nosso informativo “Prorrogação Comércio Exterior – Alterações a NCM e sua correspondente Tarifa Externa Comum (TEC)” em 24/10/2023, ocorrerá mudança do NCM 1901.20.00 a partir de 01 de Janeiro de 2024, onde teremos a subdivisão deste NCM […]

8 de dezembro de 2023

Notícias

Presidência avalia vetar taxação federal de compras internacionais de até US$ 50

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (23), que pode vetar a taxação federal de remessas de até US$ 50, vindas do exterior. A cobrança do imposto de importação desses produtos foi incluída no projeto que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) que estava para ser votada nessa quarta-feira (22) pela Câmara […]

24 de maio de 2024

Notícias - Tributos

Na Paraíba, decreto altera o RICMS/PB, para vedar a incidência do ICMS nos casos de transferência de mercadoria entre estabelecimentos do mesmo

DECRETO N° 44.801, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2024 (DOE de 27.02.2024) Altera o Regulamento do ICMS – RICMS, aprovado pelo Decreto n° 18.930, de 19 de junho de 1997, e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DA PARAÍBA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 86, inciso IV, da Constituição do Estado,...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

27 de fevereiro de 2024