Reforma Tributária - Notícias - Tributos

Auditores debatem cobrança do IBS sobre imóveis

Por: Dia a Dia Tributário - 1 de dezembro de 2025

Dois auditores fiscais convidados: Jefferson Valentin, de São Paulo, e Eliane Figueira Heidemann, do Amapá, conduziram na última sexta-feira (28/11) o curso completo da reforma tributária da Secretaria da Economia. As aulas são voltadas a auditores fiscais de Goiás e ocorrem no auditório da pasta. Ele falou sobre regime específico de bens imóveis e ela sobre operacionalização do IBS.

Jefferson Valentin (Sefaz/SP) abordou o Regime Específico de Bens Imóveis, detalhando as operações alcançadas pelo modelo, como alienação, locação, cessão onerosa, arrendamento, transferência de direitos reais, administração e intermediação imobiliária, além de serviços de construção civil. O palestrante também explicou as hipóteses de não incidência, aspectos relacionados a garantias reais e o tratamento das operações realizadas por organizações gestoras de fundos patrimoniais.

O auditor de São Paulo apresentou as novas regras de incidência do IBS e da CBS sobre operações imobiliárias no momento da tributação, tanto pessoas físicas ou jurídicas. Tudo vai depender da quantidade de imóveis e características das operações que alteram o enquadramento tributário. Os imóveis terão alíquotas reduzidas de 50% nas operações de venda, construção e intermediação e de 70% na locação. A alíquota de referência, contudo, não foi fixada.

A auditora Eliane Figueira Heidemann, da Sefaz do Amapá, explicou que a operacionalização do IBS e da CBS representa a espinha dorsal prática da reforma. Sua explanação abordou desde as formas de extinção dos débitos tributários até o funcionamento do split payment, adotados para a modernizar a arrecadação, reduzir a inadimplência e trazer maior sincronização entre documento fiscal, operação econômica e fluxo financeiro.

A professora mostrou como funcionam as modalidades de extinção de débitos, pagamento, restituição, recolhimento pelo adquirente e seus efeitos práticos sobre contribuintes e fiscos. Ela falou também sobre a apuração consolidada por contribuinte (não mais por estabelecimento), período mensal de apuração, centralização dos pagamentos, ressarcimentos e a introdução da apuração assistida, espécie de declaração pré-preenchida elaborada de forma integrada pelo Comitê Gestor do IBS e pela Receita Federal.

A última aula do curso será no dia 12 de dezembro, para aproximadamente 100 auditores fiscais da Economia.

Fonte: Secretaria da Economia – Governo de Goiás

Veja também

Reforma Tributária - Notícias

Senadores defendem retirada de urgência de regulamentação da reforma tributária

Após reunião nesta quinta-feira (11), líderes partidários defenderam retirar a urgência do projeto que regulamenta a reforma tributária, para que a matéria tenha mais tempo de discussão e análise no Senado. A Câmara dos Deputados concluiu a votação da proposta (PLP 68/2024) na quarta-feira (10). A tramitação em regime de urgência, pedida pelo presidente Luiz […]

12 de julho de 2024

Notícias - Tributos

Em Alagoas, Fazenda orienta como liberar mercadorias retidas

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) explica como regularizar mercadorias retidas utilizando a Atendente Virtual Fazendária, a Nise. Ela está disponível para o público 24h por dia, incluindo finais de semana e feriados. Quando uma mercadoria é retida por questões fiscais, seu trajeto é temporariamente interrompido. Isso acontece quando há pendências na...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

17 de maio de 2024

Notícias - Tributos

Em Santa Catarina, Nova Disposição para Importações Terrestres do Mercosul

Com fundamento no Art. 110-A do Regulamento de ICMS em Santa Catarina, o prazo para importações beneficiadas por incentivos fiscais de ICMS, originárias de países membros ou associados ao MERCOSUL, cuja entrada por via terrestre ocorra em outra unidade da Federação, se encerrou em 08 de junho de 2024. Mediante ao grande volume de importações...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

10 de junho de 2024