Reforma Tributária - Notícias

A nova tributação sobre setor de infraestrutura será debatida na quarta

Por: Dia a Dia Tributário - 13 de setembro de 2024

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vai promover audiência pública, na quarta-feira (18), às 14h, sobre os impactos da regulamentação da reforma tributária na infraestrutura brasileira. A reforma foi promulgada em dezembro de 2023, como Emenda Constitucional 132, e agora o primeiro projeto de lei que a regulamenta está em discussão no Senado (PLP 68/2024).

Essa nova audiência faz parte do ciclo de debates solicitado pelo presidente da CAE, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), para ajudar o grupo de trabalho coordenado pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) na avaliação do projeto de lei e do sistema nacional de tributação.

Entre os convidados para o debate estão o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa; o diretor-presidente da Associação Nacional de Transportadores Ferroviários (ANTF), Davi Barreto; o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Mario Povia; o diretor-presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), Marco Aurélio de Barcelos; o Presidente da Associação dos aeroportos federais privados (ABR), Fábio Rogério Carvalho; a diretora da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto, Christianne Dias Ferreira; e a diretora Jurídica e de Regulação da Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel), Renata Menescal.

Reforma Tributária
A reforma tributária reformula o sistema de tributos sobre o consumo. Substitui cinco deles PIS, Cofins, IPI, ISS e ICMS; por três: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo.

Já aprovado na Câmara dos Deputados, o PLP 68/2024 trata da definição de alíquotas, regimes diferenciados em relação às regras gerais, prevendo, por exemplo, alíquota zerada ou com redução de 60% ou aproveitamento de créditos.

Fonte: Agência Senado

Veja também

Solução de Consulta - Notícias - Tributos

Solução De Consulta: Aquisição De Insumo Para Indústria De Cavaco De Eucalipto. Descabimento do crédito Presumido.

Não pode ser descontado crédito presumido da Contribuição para o PIS/Pasep em relação à aquisição de lenha de eucalipto por pessoa jurídica que não exerça atividade agroindustrial para a produção de cavaco de eucalipto do código 4401.22.00 da Tipi, mesmo que destinado à venda para utilização em fornos e caldeiras da indústria alimentícia. Dispositivos Legais: […]

13 de novembro de 2023

Notícias

Obrigatoriedade do campo cBenef entrega em vigor dia 1º de setembro em SC

A partir desta segunda-feira, 1º de setembro, entra em vigor a primeira regra de validação do cBenef – Código de Benefícios Fiscais em Santa Catarina, que verifica o preenchimento do campo. A medida faz parte do processo de modernização do Fisco catarinense e tem como objetivo garantir mais transparência, padronização e controle sobre os incentivos […]

29 de agosto de 2025

Solução de Consulta - Notícias - Tributos

Solução de Consulta: Pessoa Jurídica Integrante do CCEE. Regime Especial de Tributação. Opção pelo Regime Especial de Tributação. Efeitos. Desistência.

Assunto: Contribuição para o PIS/Pasep PESSOA JURÍDICA INTEGRANTE DO CCEE. REGIME ESPECIAL DE TRIBUTAÇÃO. OPÇÃO PELO REGIME ESPECIAL DE TRIBUTAÇÃO. EFEITOS. DESISTÊNCIA. A adoção do Regime Especial de Tributação de que trata o art. 47 da Lei nº 10.637, de 2002, implica, para a optante que também aufere receitas sujeitas à sistemática não cumulativa de […]

13 de novembro de 2023