Notícias

Operação Conglomerado: Receita Federal e PF deflagram operação de combate ao crime de extração ilegal de recursos minerais e sonegação fiscal no Pará

Por: Dia a Dia Tributário - 9 de dezembro de 2024

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no estado do Pará, com a participação de policiais federais e seis auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal.

 

A Receita Federal, em ação conjunta com a Polícia Federal, deflagrou nesta sexta-feira (6) a Operação Conglomerado, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada na extração irregular de recurso mineral da União, bem como sonegação fiscal.

As investigações demonstraram a ocorrência de extração irregular de recurso mineral da União por empresa que realiza a extração de minério sem possuir a devida autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Foram identificados padrões de sonegação fiscal e possível lavagem de capitais, como a constituição de empresas com sócia sem lastros econômicos-fiscais para a integralização do capital social. As investigações também apontam inconsistências contábeis como a simulação de receitas auferidas para lastrear a emissão de notas fiscais eletrônicas que seriam utilizadas por outras empresas, além de indícios de patrimônio não declarado à Receita Federal.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no estado do Pará, com a participação de policiais federais e seis auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal.

As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Federal Cível e Criminal da Seção Judiciária de Paragominas/PA e determinaram ainda o sequestro de todo o maquinário utilizado direta ou indiretamente para a extração irregular de minério ou a ele relacionado e a suspensão da atividade de uma empresa.

Essa operação não apenas assegura o estrito cumprimento das leis, mas também reforça o compromisso da Receita Federal com proteção à economia nacional e a preservação dos recursos naturais.

 

Fonte: Receita Federal

Veja também

Solução de Consulta - Notícias - Tributos

Solução de Consulta: PERSE. Redução De Alíquotas A Zero. Atividade Econômica Prevista No Anexo II Da Portaria Me Nº 7.163, De 2021, No Anexo Ii Da Portaria Me Nº 11.266, De 2022, E No Art. 4º, § 5º, Da Lei Nº 14.148, De 2021, Com Redação Da Lei Nº 14.592, De 2023. Operadores Turísticos (Cnae 7912-1/00). Possibilidade E Período De Fruição Do Benefício Fiscal.

Assunto: Normas Gerais de Direito Tributário PERSE. REDUÇÃO DE ALÍQUOTAS A ZERO. ATIVIDADE ECONÔMICA PREVISTA NO ANEXO II DA PORTARIA ME Nº 7.163, DE 2021, NO ANEXO II DA PORTARIA ME Nº 11.266, DE 2022, E NO ART. 4º, § 5º, DA LEI Nº 14.148, de 2021, COM REDAÇÃO DA LEI Nº 14.592, DE 2023. […]

29 de novembro de 2023

Notícias - Obrigações Acessórias

Fazenda de SC detalha regra que exige informar incentivo em nota fiscal ao COFEM

Validação da regra em 1º de abril vai levar à rejeição da nota dos contribuintes que não preencherem campo cBNEF. A Secretaria da Fazenda de SC e o Conselho das Federações Empresariais de SC (COFEM) reuniram-se nesta quarta-feira, dia 19, na Federação das Indústrias de SC (FIESC) para debater a regra que exige o preenchimento […]

25 de fevereiro de 2025

Reforma Tributária - Notícias

Aprovada no Senado, Reforma Tributária será uma revolução para os pequenos negócios, aponta Sebrae

Votação dos dois turnos ocorreu nesta quarta-feira (8). Texto base do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) retorna para a Câmara dos Deputados Uma das últimas etapas da Reforma Tributária foi vencida nesta quarta-feira (8). O Senado Federal aprovou, em dois turnos, o texto base do Projeto de Emenda à Constituição (45/2019) que já havia […]

9 de novembro de 2023