Notícias

Santa Catarina é destaque mais uma vez na pesquisa nacional que mostra o Ranking de Competitividade dos Estados. No ranking geral, o Estado aparece em 2° lugar, atrás apenas de SP.

Por: Dia a Dia Tributário - 21 de agosto de 2024

Santa Catarina é destaque mais uma vez na pesquisa nacional que mostra o Ranking de Competitividade dos Estados. No ranking geral, o Estado aparece em 2° lugar, atrás apenas de SP. Já na região Sul do País o estado catarinense ficou em primeiro. “São Paulo é praticamente um país, e ficar atrás apenas deles no ranking de competitividade, é quase a mesma coisa que ficar em primeiro”, comemora o governador Jorginho Mello.

O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP) e avalia diferentes áreas. Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira, 21, em Brasília. Participaram do evento os governadores Jorginho Mello; Renato Casagrande, do Espírito Santo; Raquel Lira, de Pernambuco; Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul; e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul; além de prefeitos, ministros, senadores e secretários de Estado.

“Os números mostram que Santa Catarina está no caminho certo. Muito orgulho de estarmos com tanto destaque no cenário nacional, resultado do trabalho do governador Jorginho Mello e de toda a equipe que compõe o governo”, enfatizou a secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco, que acompanhou o governador na solenidade realizada na capital federal.

De acordo com a pesquisa, Santa Catarina está em primeiro lugar no quesito Segurança Pública, com destaque para a segurança pessoal, segurança patrimonial e qualidade da informação de criminalidade, a transparência com os dados.

Para o governador Jorginho Mello, o resultado é consequência, além de investimentos na área, também dos números de empregos. Ele acredita que quanto menor o percentual de desemprego, menor a violência. “Santa Catarina tem a menor taxa percentual de desemprego do país, 3,2%. Se o cidadão tem o que fazer, tem o trabalho dele, a violência cai drasticamente”, afirma.

Os indicadores são distribuídos em 13 pilares fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Santa Catarina também liderou o ranking nos quesitos “Capital Humano” e “Sustentabilidade Social”. Além disso ficou em terceiro lugar em “Inovação”, “Infraestrutura” e “Eficiência da Máquina”.

Sobre o ranking

A pesquisa avaliou 404 cidades brasileiras — a exata quantidade de municípios com população acima de 80 mil habitantes, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o levantamento, o CLP utilizou 65 indicadores de áreas que são consideradas fundamentais para a competitividade municipal. São analisados, por exemplo, a taxa de matrícula no ensino básico, o tempo para abertura de empresa e a velocidade de desmatamento ilegal.

“A cultura de tomada de decisão a partir de evidências pode tornar o setor público brasileiro muito mais eficiente. O ranking é uma ferramenta primordial quando falamos de efetividade de políticas públicas formuladas a partir de diagnóstico, indicadores consolidados e análise de desempenho. É uma iniciativa que leva o setor público a tomar, cada vez mais, as decisões com base em informações e, cada vez menos, em opiniões”, destaca Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.

:: Confira aqui os números de Santa Catarina no Ranking

Base legal: Sefaz/SC

Veja também

Notícias - Obrigações Acessórias

Nova versão do Guia Prático da EFD ICMS IPI

Publicada a versão 3.1.6 do Guia Prático da EFD ICMS IPI Foi publicada a nova versão 3.1.6 do Guia Prático e a Nota Técnica 2023.001 v1.2 com vigência a partir de janeiro/2024, com as seguintes alterações: 1. Alteração da descrição do campo10 do registro D700. 2. Alteração da validação do campo 11 do registro D700. […]

6 de dezembro de 2023

Notícias - Tributos

No Rio de Janeiro, Portaria n° 356 dispõe sobre a base de cálculo da substituição tributária do ICMS nas operações com cerveja, chope, água mineral, refrigerantes, bebidas hidroeletrolíticas (isotônicas) e energéticas

PORTARIA SSER N° 356, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2024 (DOE de 19.02.2024) Acrescenta mercadorias ao Anexo Único da Portaria SSER n° 347/2023, que dispõe sobre a base de cálculo da substituição tributária do ICMS nas operações com cerveja, chope, água mineral, refrigerantes, bebidas hidroeletrolíticas (isotônicas) e energéticas. O SUBSECRETÁRIO DE ESTADO DE RECEITA, no...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

20 de fevereiro de 2024

Notícias

No Rio Grande do Sul, Refaz Reconstrução permite inclusão de denúncias espontâneas feitas até 31 de março

Contribuintes que identificarem irregularidades anteriores ao mês de dezembro de 2024 envolvendo a apuração de ICMS podem realizar denúncia espontânea e aderir ao programa Refaz Reconstrução, desde que protocolem junto à Receita Estadual até 31 de março de 2025. Essa medida permite que os valores declarados sejam incluídos no parcelamento ou pagamento com os benefícios […]

27 de março de 2025