
Confia Paraná fortalece relação entre fisco e contadores em novo modelo de fiscalização
Em um encontro marcado pelo diálogo e pela troca de experiências, a Receita Estadual do Paraná promoveu, nesta sexta-feira (17), uma capacitação sobre o Programa de Conformidade Fiscal do Estado (Confia Paraná), voltada aos profissionais da contabilidade. A ação, realizada em parceria com a Escola Fazendária (EFAZ), foi mais do que uma formação técnica, trata-se de uma oportunidade para aproximar o Fisco e quem está na linha de frente do cumprimento das obrigações fiscais.
Conduzido pelo Auditor Fiscal Ezequiel Santos, o evento abordou os principais pontos da Lei nº 22.480/2025 e do Decreto nº 11.056/2025, que instituem e regulamentam o Confia Paraná. Criado para fortalecer a confiança mútua entre o Estado e os contribuintes, o programa representa uma nova forma de atuação da Administração Tributária, sustentada em transparência, previsibilidade e cooperação.
Durante a capacitação, foram debatidos temas como o papel estratégico do contador na promoção da conformidade fiscal, os critérios de classificação dos contribuintes, os mecanismos de autorregularização e os benefícios aos contribuintes conformes. Também foram apresentadas boas práticas que estimulam uma relação mais colaborativa entre o Fisco e a sociedade.
Para a diretora da Receita Estadual, Suzane Gambetta, o Confia Paraná inaugura um novo momento na relação com o contribuinte. “Nosso objetivo é melhorar a comunicação com as empresas e a população. É um momento delicado por conta da reforma, mas, à medida que o Confia avança, de forma simples e transparente, novas dúvidas e sugestões surgem e isso é natural. O importante é que estamos construindo um programa pensado para ser bom para toda a sociedade”.
Com a proposta de reduzir a burocracia e incentivar o cumprimento voluntário das obrigações fiscais, o Confia Paraná coloca os profissionais da contabilidade no centro desse processo de transformação, reconhecendo seu papel essencial na construção de um ambiente tributário mais justo, previsível e colaborativo.
Fonte: Secretaria do Estado do Paraná