Notícias

Nota Fiscal Gaúcha adota em novembro login exclusivo via Gov.br

Por: Dia a Dia Tributário - 20 de outubro de 2025

A Receita Estadual anuncia uma importante mudança no acesso ao programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG): a partir de 3 de novembro, o login no site e no aplicativo será realizado exclusivamente por meio da conta Gov.br. A medida segue o padrão já adotado em outros serviços do Estado, como o aplicativo do IPVA e o APP Servidor RS, e tem como principal objetivo aumentar a segurança no acesso aos dados dos cidadãos.

“A adoção do login exclusivo via Gov.br no Nota Fiscal Gaúcha é mais um passo na transformação digital da Receita Estadual. Estamos comprometidos com a segurança dos dados dos cidadãos e com a modernização dos serviços públicos. Essa integração fortalece a confiança no sistema e amplia a proteção das informações pessoais”, destaca o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.

Com a nova autenticação, será necessário possuir uma conta Gov.br com selo prata ou superior. O botão de login redirecionará automaticamente para o ambiente do Gov.br, garantindo uma conexão segura e integrada às demais plataformas públicas. A autenticação também contará com verificação em dois fatores, ampliando a proteção das informações.

“O Nota Fiscal Gaúcha é um programa consolidado, referência nacional, e essa mudança para o login via Gov.br reforça nosso compromisso com a segurança e a inovação. A autenticação mais robusta garante que o cidadão tenha acesso aos benefícios do programa com ainda mais proteção e confiabilidade”, afirma o coordenador do Nota Fiscal Gaúcha, Fernando Rodrigues dos Santos.

Durante a transição para o novo sistema de login, os serviços acessados pelo login tradicional permanecerão disponíveis na versão atual do aplicativo até a liberação da nova versão. A versão atualizada do app, disponível para Android e iOS, está em processo de liberação e deverá estar disponível para atualização a partir da primeira semana de novembro. A atualização será obrigatória, e versões anteriores não serão mais aceitas após esse período.

Apesar da mudança no acesso, a contabilização das notas fiscais segue normalmente, tanto para participação nos sorteios mensais quanto para geração de desconto no IPVA.

 

Como criar uma conta no Gov.br

  1. Acesse www.gov.br ou baixe o app Gov.br (Android/iOS).
  2. Clique em “Criar conta” e informe seu CPF.
  3. Siga as instruções na tela para validar seus dados e criar uma senha.

Pronto! Sua conta estará ativa para acesso aos serviços digitais.

 

Como obter o selo prata na conta Gov.br

Para aumentar o nível da conta de bronze para prata, o cidadão pode:

  • Realizar reconhecimento facial pelo app Gov.br, comparando com a base da CNH.
  • Validar sua identidade via internet banking de um banco credenciado.
  • Utilizar login com usuário e senha do SIGEPE, se for servidor público federal.

No aplicativo, basta clicar em “Aumentar nível” na tela inicial e seguir as instruções.

 

Fonte: Secretaria do Estado da Fazenda do Rio Grande do Sul

Veja também

Notícias

Prorrogado o Prazo Mensal de Entrega da DCTF-Web

Publicado no DOU de 07/02/2025, a Instrução Normativa nº 2.248, de 2025, dispõe sobre a prorrogação da data de entrega mensal da DCTF-Web. O novo texto do art. 6º estabelece que a DCTF-Web mensal deverá ser apresentada até o último dia útil do mês seguinte ao da ocorrência dos fatos geradores, em substituição ao prazo […]

7 de fevereiro de 2025

Notícias - Obrigações Acessórias

Receita Federal altera regras da DCTFWeb

A DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos) é uma obrigação tributária acessória, em que o contribuinte confessa dívidas, constituições do crédito previdenciário e contribuições destinadas a terceiros. Por meio da DCTFWeb será possível editar a declaração, transmiti-la e gerar o DARF de pagamento. A Receita Federal […]

29 de maio de 2025

Notícias

Projeto regulariza débitos de contribuinte com a União

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 4/24 cria um programa para regularizar débitos de contribuintes (tributários ou não) com a União, autarquias e fundações. Microempreendedores Individuais (MEI) também poderão participar do programa e não poderão ter seu regime de tributação alterado se estiverem em dia com o pagamento. O programa de renegociação permite o pagamento […]

3 de maio de 2024