Notícias - Tributos

Governo de SC projeta novas matrizes econômicas em encontro com empresários do Sul

Por: Dia a Dia Tributário - 8 de setembro de 2025

Secretário Cleverson Siewert (Fazenda) destacou que a gestão do governador Jorginho Mello combina responsabilidade fiscal, investimentos em políticas públicas e estímulo ao setor produtivo.

Com o olhar voltado para o futuro, o Governo do Estado tem se preparado para incentivar o surgimento de novas matrizes econômicas capazes de ampliar oportunidades, fortalecer cadeias produtivas e estabelecer outros polos de desenvolvimento nas próximas décadas em Santa Catarina.

Essa foi a mensagem central levada pelo secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, em palestra na noite desta quinta-feira, 4, na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Com o tema “Santa Catarina, um Estado de Oportunidades”, o encontro reuniu associados e lideranças empresariais da região Sul do Estado.

O secretário destacou que a gestão do governador Jorginho Mello tem uma agenda clara e bem definida, que une responsabilidade fiscal, investimentos em políticas públicas estruturantes e estímulo permanente ao setor produtivo.

A combinação tem consolidado Santa Catarina entre os Estados mais competitivos do Brasil e aberto espaço para novos vetores de crescimento. Siewert encorajou o empresariado a pensar em novas matrizes econômicas para o Sul. E destacou que, em conjunto, setor produtivo e governo podem construir soluções que impulsionem negócios e a região como um todo.

“A nossa missão é preparar Santa Catarina para as próximas duas décadas, garantindo que o Estado conte com uma base diversificada e inovadora, capaz de gerar emprego e renda em todas as regiões”, afirmou.

Siewert deu exemplos concretos de como o governo está promovendo esta transformação. Programas como o Estrada Boa e o Estrada Boa Rural, recém-lançado com um investimento extra de R$ 2,5 bilhões, foram citados entre as iniciativas que ampliam a infraestrutura logística catarinense. A inclusão social e o estímulo à produção também foram lembrados com menções ao Universidade Gratuita e ao Casa Catarina.

Incentivo ao setor produtivo 

O secretário lembrou ainda que Santa Catarina, mesmo com apenas 1% do território nacional, lidera uma série de indicadores de desenvolvimento humano, segurança e geração de empregos. Os avanços, destacou, são consolidados por uma gestão aberta ao diálogo com o setor produtivo e disposta a transformar desafios em novas oportunidades.

“O governador Jorginho Mello nos orienta a estar sempre próximos do empreendedor, de quem gera riqueza e movimenta a economia. O papel do Estado é dar condições para que cada negócio possa prosperar com segurança jurídica, infraestrutura adequada e políticas de incentivo bem estruturadas”, reforçou.

Fonte: Sefaz Santa Catarina

Veja também

Notícias - Contabilidade - Tributos

Congresso aprova projeto que torna permanentes as mudanças no Imposto de Renda

O Congresso Nacional aprovou projeto de lei (PLN 1/25) que permite que as mudanças propostas pelo governo no Imposto de Renda de Pessoas Físicas vigorem por tempo indeterminado e não apenas por cinco anos. A principal mudança é a isenção para quem ganha até R$ 5 mil a partir de janeiro do ano que vem. […]

31 de outubro de 2025

Notícias

Novos serviços da Agência Virtual trazem mais praticidade para contribuintes e contabilistas – SEFAZ ES

A Agência Virtual (AGV) da Receita Estadual ganhou novas funcionalidades que facilitarão ainda mais a rotina de contribuintes e contabilistas. Entre as novidades, está a possibilidade de realizar a Denúncia Espontânea diretamente pela AGV, em relação a débitos já declarados na Escrituração Fiscal Digital (EFD). Antes, esse procedimento era feito exclusivamente pelas Agências da Receita […]

26 de agosto de 2025

Notícias - Tributos

IN RFB nº 2.289/2025 ajusta retenção previdenciária e reforça vedação no Simples para cessão/locação de mão de obra

Publicada hoje (13), no Diário Oficial da União, a IN RFB nº 2.289/2025 altera a IN nº 2.110/2022 sobre tributação previdenciária e arrecadação de contribuições. O ato atualiza hipóteses de não aplicação da retenção do art. 110 e explicita efeitos para optantes do Simples Nacional. O que muda na prática Há precisão maior sobre quando […]

13 de novembro de 2025