Reforma Tributária - Notícias

Fisco catarinense alinha estratégias em adaptação à Reforma Tributária

Por: Dia a Dia Tributário - 20 de agosto de 2025

Os impactos da Reforma Tributária sobre consumo e a adaptação do Fisco catarinense diante deste novo cenário pautaram uma reunião de trabalho entre as equipes das gerências de Arrecadação (GERAR) e de Cobrança (GECOB) da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) nesta segunda-feira, 18.

Os auditores fiscais avaliaram a base jurídica e operacional da Reforma, com foco nas mudanças que afetam arrecadação, cobrança, devoluções e processos administrativos.

As análises destacaram que 2026 será o ano-teste para a estimativa de alíquotas do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS, tributo estadual e municipal que substituirá o ICMS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS, novo tributo federal trazido pela Reforma).

Outro ponto analisado diz respeito à importância da fiscalização local, uma vez que as penalidades nas autuações relacionadas ao IBS estarão vinculadas ao ente fiscalizador, reforçando a importância da atuação catarinense.

Realizado por videoconferência, o encontro foi liderado pelo coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária na Diretoria de Administração Tributária (DIAT) da SEF/SC, o consultor de Gestão Felipe dos Passos.

“Estamos retomando, de forma estruturada, o diálogo com todas as gerências para identificar impactos, priorizar ajustes e garantir que Santa Catarina entre na nova fase tributária com protagonismo e segurança. O Grupo de Trabalho da DIAT existe justamente para facilitar essa transição”, afirmou.

A agenda contou com o nivelamento técnico apresentado pelos auditores fiscais Daniel Cunha Salomão, Marcos Antônio Ferreira Domingues e Ramon Medeiros, que integram grupos nacionais de regulamentação em Brasília. Também participou o auditor fiscal Tiago Strapazzon Severo, que apresentou os possíveis impactos na estrutura das gerências catarinenses.

Papel do Comitê Gestor e execução nos Estados

A reunião de trabalho detalhou a estrutura em construção do Comitê Gestor do IBS, em especial a Diretoria Executiva de Arrecadação e Cobrança. Entre outras atribuições, o comitê será responsável por arrecadar o IBS, além de controlar retenções, compensações e restituições, coordenar a cobrança (modalidades de pagamento, parcelamentos, protesto, arrolamento e tratamento do devedor contumaz).

As normas e diretrizes do Comitê Gestor serão nacionais e padronizadas, com execução operacional permanecendo nos Estados e municípios, dentro de um sistema unificado.

“A lógica do novo modelo exige integração total de dados. O comitê coordena e padroniza, enquanto os entes executam e alimentam o sistema único. Precisaremos capacitar equipes, auditar relatórios e acompanhar em tempo real o desempenho da base catarinense”, pontuou o auditor fiscal Daniel Cunha Salomão.

Grupo de trabalho facilita transição

Criado em 2024, o Grupo de Trabalho da Reforma Tributária tem, entre outras atribuições, a missão de analisar medidas e normas, propor adequações de rotinas, fluxos e sistemas, acompanhar a implantação do Comitê Gestor do IBS e disseminar conhecimento por meio de palestras e materiais técnicos.

Também cabe ao GT interagir com as demais áreas da SEF/SC para ajustes normativos e procedimentais. Ou seja, o Grupo de Trabalho atua como facilitador da transição para o novo sistema.

“Nosso foco é apoiar as gerências na revisão de processos, na migração de sistemas e na formação de times que atuarão também nos grupos nacionais. Santa Catarina quer — e vai — influenciar as regras com base na nossa experiência”, completou Felipe dos Passos.

Santa Catarina foi o primeiro Estado do Brasil a aprovar uma emenda na Constituição do Estado (EC 97/2024) para incorporar as modificações trazidas pela Reforma Tributária. Além disso, os fiscais atuam em diversos grupos de trabalho a nível nacional, com interação com União, Estados e municípios.

Fonte: Secretaria de Estado da Fazenda

Veja também

Notícias

Divulgada lista preliminar de projetos aprovados no FIA de Santa Catarina

Já está disponível no site da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) a lista preliminar de projetos aprovados nos editais do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Santa Catarina para Sociedade Civil e Órgãos Governamentais. Ao todo, serão cerca de R$ 42 milhões em investimentos. Nos dois editais foram 501 […]

1 de outubro de 2024

Notícias

Nova lei garante equiparação tributária entre milho e soja

Norma estende isenções fiscais da soja para óleo e farelo de milho A Lei 14.943/24, que suspendeu a incidência do PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) para o farelo e o óleo de milho, entrou vigor nessa quinta-feira (1º). O benefício já existia para a soja. A nova norma teve […]

5 de agosto de 2024

Reforma Tributária - Notícias

Litígios não devem prejudicar reforma tributária, diz Heleno Torres

  A reforma tributária deixará o ambiente de negócios mais seguro e saudável, e o possível aumento da litigiosidade entre contribuintes e Fisco não prejudicará a implementação dos novos tributos, afirma o advogado tributarista Heleno Taveira Torres. Para Torres, reforma tributária deixará ambiente de negócios mais racional Professor titular de Direito Financeiro da USP, ele […]

24 de junho de 2025