Reforma Tributária - Notícias

Serpro: Sistema da Reforma Tributária vai processar 800 bilhões de operações por ano

Por: Dia a Dia Tributário - 22 de julho de 2025

Com a implementação da reforma tributária, o governo brasileiro terá o desafio de criar um sistema capaz de processar até 25 mil transações por segundo, envolvendo 70 bilhões de documentos fiscais e cerca de 800 bilhões de operações anuais. A mudança exigirá do Serpro, até 2032, uma capacidade de armazenamento 5,6 vezes superior a todo o volume de dados acumulado em mais de 60 anos de operação da Receita Federal.

“Estamos investindo na ampliação da nossa capacidade, e toda a empresa está mobilizada nessa construção. Serão 14 sistemas novos, além de outros que virão. Vamos sustentar todas essas soluções”, afirmou Robson Lima, gestor do Projeto Nacional da Reforma Tributária Brasileira no Serpro.

Para dimensionar o desafio, o Pix, que em 2024 processou 63,8 bilhões de transações (com média de 256 bytes por operação), terá sua demanda superada em larga escala. A reforma prevê 70 bilhões de operações anuais, cada uma exigindo 40 mil bytes – um espaço 156 vezes maior que o utilizado atualmente pelo sistema de pagamentos instantâneos.

O mecanismo de apuração assistida, peça-chave da reforma, monitorará operações de consumo que gerarão créditos e débitos para empresas em todo o país. O processamento desses dados demandará, em sete anos, 62,25 petabytes de armazenamento. “Hoje, o Serpro utiliza apenas 26 petabytes em todo o seu armazenamento de bloco”, comparou Lima.

Atualmente, a empresa já processa 10 bilhões de notas fiscais eletrônicas por ano – a maior base de dados em produção da empresa e o maior caso de uso do Microsoft SQL Server no mundo. Com os 70 bilhões de Registros de Operações de Consumo (ROCs) anuais previstos, a estatal precisará expandir sua capacidade em 21 vezes até 2032.

Fonte: Convergência Digital

Veja também

Notícias - Obrigações Acessórias

Começa hoje (12/8) o prazo para envio da DITR 2024

O prazo de entrega da declaração termina em 30 de setembro. A declaração do ITR 2024 deve ser enviada por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR (Programa ITR 2024), disponível no site da Receita Federal. Veja como pagar o imposto O imposto pode ser pago em até quatro quotas iguais, mensais e sucessivas, […]

13 de agosto de 2024

Notícias - Obrigações Acessórias - Tributos

NF-e: Publicada versão 1.52 de Nota Técnica 2018.005

A Nota Técnica 2018.003 v.1.52 tem por objetivo alterar as datas de implantação da regra de validação ZD07-10 para o Estado do Paraná. Assinado por: Coordenação Técnica do ENCAT   Fonte: NF-e

14 de julho de 2025

Notícias - Obrigações Acessórias

Receita Federal Prorroga o Prazo da Consulta Pública sobre Instruções Normativas em Matéria de Preços de Transferência

A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil prorroga o prazo da consulta pública referente às Instruções Normativas que irão regulamentar as transações com serviços intragrupo e o Acordo de Precificação Antecipada Unilateral, celebrado no âmbito do Processo de Consulta Específico. Com a prorrogação, as submissões poderão ser efetuadas até 15 de outubro de 2024. […]

27 de setembro de 2024