Notícias

Receita Federal, MPSP e Fisco Municipal de São Paulo impõem reparação tributária superior a R$ 110 milhões

Por: Dia a Dia Tributário - 16 de junho de 2025

Em um movimento histórico, os três níveis de governo incluíram a reparação aos Fiscos federal e municipal no acordo.

No dia 4 de junho, quarta-feira, foi dado um passo significativo na coordenação entre diversas instituições brasileiras. Um Acordo de Não Persecução Penal, que tem por base a quitação de créditos tributários superiores a R$ 110 milhões, foi firmado no âmbito do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e contou com a participação da Receita Federal e do Fisco Municipal de São Paulo.

Representada pela superintendente da 8ª Região Fiscal, auditora-fiscal Márcia Cecília Meng, a Receita Federal e o representante do Fisco Municipal assinaram, como anuentes, o acordo que prevê a quitação desses créditos tributários como indenização por danos que lesaram tanto a União quanto o município de São Paulo. “Este acordo representa um marco na cooperação institucional pela conformidade tributária”, afirmou Meng.

O acordo é também resultado de diversas ações conjuntas, incluindo a constituição de crédito tributário pela Delegacia de Pessoas Físicas (Derpf) e operações de busca e apreensão conduzidas pelo Escritório de Pesquisa e Investigação (Espei08), em colaboração com a Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco) do MPSP.

O contribuinte concordou em quitar integralmente os créditos tributários perante a União e o município de São Paulo como parte das contrapartidas exigidas para a não persecução penal. A inovação deste instrumento permite que a quitação seja feita por meio de pagamento à vista, parcelamento ou transação da dívida tributária. O termo de acordo também prevê o compromisso com a manutenção da regularidade das obrigações tributárias futuras.

A homologação do acordo pelo Poder Judiciário de São Paulo, em junho de 2025, marca um avanço significativo na busca pela conformidade tributária e na cooperação entre diferentes esferas do governo.

 

Fonte: Receita Federal do Brasil

Veja também

Reforma Tributária - Notícias

Paraná cria conselho para promover transição gradual da Reforma Tributária

O Paraná já se prepara para a maior mudança no sistema de impostos das últimas décadas. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (13) o Decreto nº 11.471 que cria o Conselho Interinstitucional de Implantação da Reforma Tributária (CRT), que terá como objetivo acompanhar a implementação da reforma no Estado. Além disso, o […]

14 de outubro de 2025

Notícias - Tributos

Repetitivo vai decidir sobre legalidade da inclusão de PIS e Cofins na base de cálculo do ICMS

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu afetar os Recursos Especiais 2.091.202, 2.091.203, 2.091.204 e 2.091.205, de relatoria do ministro Paulo Sérgio Domingues, para julgamento sob o rito dos recursos repetitivos. A questão submetida a julgamento, registrada como Tema 1.223 na base de dados do STJ, é a “legalidade da inclusão do PIS e da Cofins na […]

14 de dezembro de 2023

Reforma Tributária - Notícias

Representantes do turismo e da cultura defendem reforma tributária justa

Representantes dos setores de hotelaria e cultura defenderam nesta quarta-feira (11) a adoção de uma reforma tributária com regras simples e justas, que possam contribuir para a geração de renda, manutenção de empregos e segurança jurídica. A defesa foi feita durante audiência pública interativa da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) que debateu os impactos da […]

12 de setembro de 2024