Notícias - Tributos

RS: Programa de autorregularização busca recuperar R$ 2,2 milhões em ICMS devidos no setor de bebidas vegetais

Por: Dia a Dia Tributário - 4 de junho de 2025

A Receita Estadual lançou um novo programa de autorregularização voltado a contribuintes do setor de bebidas vegetais. Os casos envolvem operações internas de comercialização destinadas ao consumidor final, nas quais os contribuintes aplicaram alíquota inferior à prevista na legislação, que é de 25%.

A prática resultou em erros no cálculo do imposto e na consequente redução indevida dos valores informados na escrituração fiscal mensal. O programa contempla 354 estabelecimentos e estima um total de R$ 2,2 milhões em ICMS a regularizar.

Os indícios foram constatados nas operações realizadas entre 1º de outubro de 2022 e 30 de setembro de 2024. Por meio dessa iniciativa, realizada pelo Grupo Especializado Setorial de Bebidas (GES Bebidas) e da Central de Serviços Compartilhados de Autorregularização (CSC Autorregularização), a Receita viabiliza que os contribuintes promovam a regularização espontânea das pendências, mediante o recolhimento do tributo devido até o dia 31 de julho de 2025.

Comunicação aos contribuintes
A comunicação oficial aos contribuintes está disponibilizada a partir desta segunda-feira (2/6), por meio das caixas postais eletrônicas no Portal e-CAC. Na área restrita do portal, na aba “Autorregularização”, estarão acessíveis as orientações detalhadas, arquivos com informações das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) envolvidas e o cálculo da divergência apontada. O atendimento será realizado exclusivamente por meio do canal de comunicação disponibilizado na mesma aba.

O fisco gaúcho, por meio da CSC Autorregularização atua de forma especializada na análise massiva de dados, gestão operacional e atendimento dos programas de autorregularização. Trabalhando em sinergia com os GES, a Central visa detectar inconsistências fiscais de forma eficiente, estimular o cumprimento voluntário das obrigações tributárias e promover a justiça fiscal, com menor onerosidade ao contribuinte em comparação aos procedimentos repressivos.

O programa integra as ações de regularização da Receita e está alinhado aos objetivos estratégicos do Receita 2030+, que busca, entre outros aspectos, aperfeiçoar o relacionamento com os setores econômicos e com a sociedade. A autorregularização é uma importante ferramenta nesse processo, promovendo a orientação para o cumprimento das obrigações tributárias e atuando como vetor para a construção de um ambiente de conformidade sustentável, que favoreça o desenvolvimento econômico e social do Estado.

 

Fonte: Sefaz-RS

Veja também

Reforma Tributária - Notícias

Câmara aprovou sistema tributário mais ágil e mais simples, diz Lira

Presidente da Câmara comemorou a aprovação do projeto que regulamenta a reforma tributária O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que a aprovação da regulamentação da reforma tributária entrega para o País um sistema mais enxuto, que fez justiça social, com aprovação de cashback para a população mais carente que faz parte do […]

11 de julho de 2024

Notícias

Fazenda atua em operação que apura fraude fiscal e sonegação tributária no comércio eletrônico

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) participa das investigações que levaram o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) a deflagrar a Operação “Mercado de Pandora” na manhã desta terça-feira, 16, em apoio à 6ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó – Promotoria Regional da Ordem Tributária. Estão sendo cumpridos […]

18 de setembro de 2025

Notícias - Tributos

Redução de benefícios fiscais do Reintegra só pode valer depois de 90 dias de sua criação, decide STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as reduções de benefícios fiscais do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra) devem ter efeito apenas 90 dias após a medida que determinou a redução, ou seja, devem observar a chamada anterioridade nonagesimal. A decisão foi tomada na sessão virtual encerrada em […]

4 de junho de 2025