Notícias - Obrigações Acessórias

Em Minas Gerais, Secretaria de Fazenda lança Portal de Serviços e Atendimento da Receita e do Tesouro

Por: Dia a Dia Tributário - 6 de maio de 2025

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) lançou, nesta segunda-feira (5/5), o Portal de Serviços e Atendimento SEF – Receita e Tesouro. A plataforma utiliza o sistema CitiZen Relationship Management (CzRM) e chega para unificar os canais de atendimento presentes na estrutura do órgão e modernizar, agilizar e simplificar as solicitações e o acompanhamento de demandas feitas pelos cidadãos e empresas.

O acesso é pelo site da SEF (www.fazenda.mg.gov.br), nos menus “Serviços” ou “Atendimento”. Atualmente, a SEF oferece mais de 200 serviços de forma totalmente on-line.

Assista ao vídeo tutorial sobre o novo portal neste link.

Além da busca pelos serviços e informações de modo intuitivo, o novo portal conta com o atendente virtual Zé, que está pronto para resolver a maior parte das questões. Caso ele não consiga solucionar a demanda, o atendimento é direcionado para a unidade fazendária responsável pelo serviço.

“O novo portal permitirá a migração do nosso atendimento de um modelo artesanal para um modelo sistêmico. Essa ferramenta vai permitir monitorar o atendimento, aumentar a produtividade individual e implementar melhorias contínuas. Para tanto, cerca de 700 servidores fazendários foram capacitados na plataforma para compor a força-tarefa de atendimento”, afirma o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes.

Das novidades trazidas, o menu “Base de Conhecimento” organiza em uma página os comunicados e as últimas notícias da SEF/MG; o menu “Serviços” apresenta as categorias com os serviços relacionados; o “Minhas Solicitações” traz o andamento das demandas; e o “Meus Agendamentos” possibilita ao contribuinte escolher datas e horários disponíveis para o atendimento humano virtual ou presencial.

Entre os cards de serviços, o “Cadastro de Procuração” é um exemplo de inovação, em que podem ser cadastrados responsáveis legais para administrar as solicitações dos contribuintes pessoas jurídicas — um passo significativo para a transparência nas relações com o Governo.

O afunilamento dos antigos canais de atendimento — “Fale com a AF IPVA e TRLAV”, “Fale Conosco”, e-mails, telefones e outros — no novo portal também sistematiza o registro de todos os processos, o que possibilita à SEF/MG o aprimoramento da prestação dos serviços aos cidadãos e contribuintes em uma única plataforma.

Fonte: Sefaz Minas Gerais

Veja também

Reforma Tributária - Notícias

Câmara aprova urgência para segundo projeto de regulamentação da reforma tributária

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/24, o segundo texto de regulamentação da reforma tributária, contendo detalhes da gestão do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de seu comitê gestor, da partição de receitas do novo tributo, além de regulamentar o imposto incidente sobre doações […]

13 de agosto de 2024

Reforma Tributária - Notícias

Câmara deve retomar nesta semana a votação do segundo projeto da reforma tributária

PLP 108/24 teve texto-base aprovado no último dia 13; projeto regulamenta a gestão e fiscalização do Imposto sobre Bens e Serviços A partir do desta segunda-feira 26/08/2024 a Câmara dos Deputados pode continuar a votação do projeto que regulamenta a gestão e fiscalização do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Nesse esforço concentrado, os deputados […]

27 de agosto de 2024

Reforma Tributária - Notícias

Na sede da União Europeia, Appy explica migração do Brasil para o novo sistema de tributação do consumo

O secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, fez nesta sexta-feira (27/9), na sede da União Europeia (UE), em Bruxelas, na Bélgica, uma apresentação sobre a migração do Brasil para o novo sistema de tributação do consumo. O diretor-geral de Tributação e Alfândega da UE, Gerassimos Thomas, abriu a reunião, que […]

30 de setembro de 2024