Notícias

Inflação oficial de janeiro recua para 0,16%

Por: Dia a Dia Tributário - 12 de fevereiro de 2025

A inflação oficial recuou para 0,16% em janeiro. A menor taxa para o mês desde o início do Plano Real, em 1994. 

O índice ficou em 0,36 ponto percentual abaixo da taxa de dezembro. Dessa forma, o acumulado em 12 meses caiu para 4,56%.

As informações do IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, foram divulgadas nesta terça-feira (11) pelo IBGE.

O principal impacto negativo para a inflação de janeiro foi a energia elétrica, cujos preços recuaram 14,21%, devido à incorporação do bônus de Itaipu, creditado nas contas de energia elétrica emitidas em janeiro.

Fernando Gonçalves, gerente do IPCA, detalha as principais altas no mês.

A maior variação e impacto veio do grupo dos transportes, com uma alta de 1,30%, impulsionada pelas passagens aéreas, que subiram 10%, e pelos ônibus urbanos com variação de 3,84%, devido a reajustes nas tarifas em 7 das 16 áreas pesquisadas. O grupo alimentação e bebidas subiu 0,96%. Destacando-se as altas da cenoura 36%, do tomate 20%, do café moído 8,56%.

Já o INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que mede a inflação das famílias com renda de até cinco salários mínimos, teve variação nula em janeiro. O acumulado em 12 meses ficou em 4,17%. Em janeiro de 2024, o INPC havia sido de 0,57%.

 

Fonte: Rádio Agência

Veja também

Notícias - Artigos - Downloads - Tributos

SEFAZ-PB inicia processo de exclusão de 2.589 empresas do Simples Nacional

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB) publicou, no Diário Oficial Eletrônico (DOe-SEFAZ), três editais para tornar público o processo inicial de exclusão de 2.589 empresas optantes do Simples Nacional (inclusive optantes SIMEI). As empresas, que estão com irregularidade no cadastro da inscrição estadual, têm prazo de 30 dias para procurar a repartição fiscal do...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

25 de novembro de 2024

Reforma Tributária - Notícias

Appy reforça necessidade de as empresas já considerarem em seus contratos os efeitos das novas regras

O secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, reiterou nesta quinta-feira (21/8) a importância de as empresas considerarem, desde já, nos contratos firmados com seus clientes, os efeitos da migração para o novo sistema de tributação, no qual deixará de ocorrer a incidência de tributo sobre tributo, um dos principais problemas do modelo atual. A […]

22 de agosto de 2025

Notícias - Artigos

Reforma tributária: domicílio eletrônico e judicialização estão entre as preocupações

Na quarta-feira (16), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realizou a última de 21 audiências públicas do grupo de trabalho sobre a regulamentação da reforma tributária. Nessas reuniões, o colegiado ouviu representantes de diversos setores da economia para estudar soluções e apresentar ajustes no projeto para a implementação das mudanças no sistema tributário (PLP 68/2024). O...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

18 de outubro de 2024