Notícias - Tributos

Grupos de Trabalho da Fazenda garantem avanços com medidas de simplificação tributária em SC

Por: Dia a Dia Tributário - 25 de setembro de 2025

A criação dos Grupos de Trabalho (GTs) pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) resultou em medidas concretas de simplificação das obrigações acessórias relativas ao ICMS, beneficiando contribuintes e profissionais da área contábil em Santa Catarina.

Instituídos em novembro de 2023 como um novo canal de comunicação para fortalecer a participação da sociedade na gestão tributária estadual, os GTs garantiram a implementação de medidas que reduzem a burocracia, aumentam a transparência e impulsionam o ambiente de negócios no Estado.

Entre as ações já colocadas em prática estão:

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): dispensa de pagamento em operações de depósito realizada por produtor rural; divulgação mensal da lista de inscrições estaduais válidas; e planilha de fornecedores sujeitos a recolhimento por operação.

Escrituração Fiscal Digital (EFD): criação de um portal de busca de informações sobre ICMS; eliminação de duplicidade em documentos fiscais e obrigações acessórias; revisão da Tabela de Códigos de Ajuste para lançamento da EFD.

Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica e Programa Aplicativo Fiscal (NFC-e/PAF NFC-e): dispensa do DAF; obrigatoriedade da NFC-e; API para Emissão de NFC-e e permissão de uso da NF-e em ajustes de operações com combustíveis.

Conhecimento de Transporte Eletrônico e Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico (CT-e e MDF-e): Viabilidade da implantação do CT-e Globalizado.

Comércio Eletrônico: eximir o montante da transação na etiqueta do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) simplificado; venda no sistema e-commerce com retirada na loja de varejista (física); devolução de uma mercadoria comprada pela internet em um estabelecimento que não pertence à mesma empresa onde a compra foi feita.

As medidas resultam de um processo participativo que envolveu representantes de pelo menos 14 entidades de classe em Santa Catarina, como a FIESC, a Fampesc, a Fecomércio e o CRCSC, além de servidores indicados pela Diretoria de Administração Tributária (DIAT/SEF) e representantes da Jucesc.

Foram recebidas 171 sugestões em consulta pública. Após análise e consolidação, os GTs encaminharam 72 propostas de melhoria, muitas já executadas e outras em fase de implementação.

“Esse trabalho de simplificação das obrigações acessórias reforça o compromisso do governador Jorginho Mello em tornar Santa Catarina um Estado mais competitivo e moderno. Com diálogo e transparência, avançamos na construção de uma administração tributária menos burocrática, mais eficiente e próxima da sociedade”, destaca o secretário Cleverson Siewert.

Na avaliação da auditora fiscal Dhieniffer Ferreira de Carvalho, coordenadora do Canal de Comunicação da SEF/SC, os avanços resultam de um conjunto consistente de propostas, fundamentadas tecnicamente e alinhadas com os princípios da eficiência, transparência e racionalização dos procedimentos fiscais.

“As 72 sugestões consolidadas refletem as contribuições de diversos setores econômicos e profissionais, bem como o compromisso do fisco catarinense com a modernização da gestão tributária, a redução da burocracia e o estímulo à conformidade voluntária dos contribuintes”, reforça.

 

Fonte: Secretaria de Estado da Fazenda

Veja também

Notícias - Tributos

IN dispõe sobre a autorregularização incentivada de débitos tributários apurados em decorrência de exclusões efetuadas em desacordo com o art. 30 da Lei n° 12.973, de 13 de maio de 2014 (Subvenções)

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB N° 2.184, DE 02 DE ABRIL DE 2024 (DOU de 03.04.2024) Dispõe sobre a autorregularização incentivada de débitos tributários apurados em decorrência de exclusões efetuadas em desacordo com o art. 30 da Lei n° 12.973, de 13 de maio de 2014. O SECRETÁRIO ESPECIAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso da...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

8 de abril de 2024

Reforma Tributária - Notícias

Confoco debate reforma tributária no Ministério da Fazenda

Membros do grupo de trabalho do Confoco apresentaram os temas que buscam fortalecer a atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSC).   Na terça-feira (25/02) o Grupo de Trabalho da Reforma Tributária do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração (Confoco) se reuniu com o Secretário-Executivo da Reforma Tributária, Bernard Appy, no Ministério da Fazenda (MF). […]

3 de março de 2025

Notícias - Obrigações Acessórias

Ferramenta Download do eSocial tem pedidos regularizados

Muitos usuários da ferramenta Download, disponível no Portal WEB do eSocial, têm observado uma demora na disponibilização dos arquivos nos últimos meses. Desde meados de junho/2024, observa-se um aumento muito grande na quantidade diária de pedidos feitos utilizando-se a ferramenta, que em alguns dias chegou a ter mais que o dobro da média. Esse aumento […]

10 de setembro de 2024