Reforma Tributária - Notícias - Tributos

Seminário do Conselho de Contribuintes discute créditos tributários e benefícios fiscais no RJ

Por: Dia a Dia Tributário - 30 de maio de 2025

Encerrado na quinta-feira (29/05), o primeiro Seminário de Direito Tributário do Conselho de Contribuintes do Estado do Rio de Janeiro abrigou, em seu último dia, debates sobre créditos tributários e benefícios fiscais, entre outros temas. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) e a Comissão Especial de Assuntos Tributários da OABRJ e foi realizado no auditório da PGE-RJ, no Centro do Rio.

A primeira mesa tratou do direito aos créditos de ICMS. O Procurador do Estado Marcos Bueno realizou uma exposição sobre o critério jurídico de não-cumulatividade do imposto sobre o consumo, apresentando as interpretações divergentes de estados e contribuintes sobre o tema e as decisões judiciais: “Essa é uma discussão que temos visto no Conselho de Contribuintes e no contencioso judicial”.

Na mesma mesa, o conselheiro do Conselho de Contribuintes Marcos Ferreira falou sobre os conceitos de crédito físico e crédito financeiro, mostrando casos concretos. “É um tema que ainda gera muita discussão e deve continuar assim mesmo após o fim do ICMS”, afirmou.

O painel seguinte discutiu os benefícios fiscais e a Reforma Tributária. Nele, o professor de Direito Financeiro e Tributário da Uerj Sergio André Rocha avaliou que a mudança no sistema de tributação vai aumentar a busca pelo contencioso. “Ele vai se multiplicar porque basicamente toda alteração legislativa poderá ser contestada, mas haverá uma mudança de perfil”.

Já Nilson Furtado, Procurador do Estado e assessor da Área Tributária do Gabinete da PGE-RJ, discorreu sobre as características de dois fundos: o de Desenvolvimento Regional e o de Compensação de Benefícios Fiscais. “Com a reforma, estados e municípios perderam bastante o poder de tributar. Temos que conduzir essa mudança da melhor maneira”, avaliou.

Na parte da tarde, estiveram na pauta temas como administração tributária, Comitê Gestor do IBS e repercussões da Reforma Tributária em alguns setores da economia. O subsecretário de Política Tributária e Relações Institucionais da Sefaz-RJ Thompson Lemos participou do último debate do dia: “É preciso intensificar a discussão sobre o direito tributário aplicado no Estado do Rio de Janeiro, sobretudo no momento em que se está discutindo de maneira mais intensa e urgente a Reforma Tributária no país”.

 

Fonte: SEFAZ/RJ

Veja também

Notícias

Camex aprova imposto zero de importação para 11 alimentos

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) – órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) – aprovou, nesta quinta-feira (13), a isenção das tarifas do imposto de importação de 11 alimentos, conforme anunciado pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, na semana passada. A medida entra em vigor nesta sexta-feira, 14 de março.  Os […]

14 de março de 2025

Notícias

Comissão aprova projeto que obriga empresa a identificar seu contador para a Receita Federal

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga as empresas de médio e grande porte a informarem à Receita Federal o responsável pela contabilidade. O objetivo é evitar a presença de profissionais sem habilitação. Os dados do contador, como nome, registro profissional e endereço eletrônico, serão […]

26 de abril de 2024

Notícias

Suframa avança na modernização da gestão com lançamento do novo Sistema de Controle de Importação e Exportação (SCIEX)

A Suframa lançou oficialmente na sexta-feira (29) o novo Sistema de Controle de Importação e Exportação (SCIEX). O evento, realizado no auditório da Autarquia – e com transmissão por videoconferência via Teams -, contou com ampla presença de empresários, despachantes aduaneiros e outros profissionais da área e representou um avanço significativo na modernização dos serviços...

Este conteúdo é apenas para assinantes.
Faça login ou Cadastre-se

1 de setembro de 2025