• Área
  • Tipo
  • Nível de acesso

Artigos

Por que fazer o planejamento sucessório?

Publicado em 31 de August de 2020 em Federal
Reprodução

Pensar na própria morte ou na partida de parentes próximos pode ser algo muito doloroso, sem dúvidas. Há um ditado que fala que a morte é a única certeza na vida e, apesar de não desejarmos que algo assim aconteça, é necessário planejar-se financeiramente para essa situação.


Sabemos também que pagamos até para morrer, e nossos herdeiros é que acabam sofrendo duas vezes, pela sua ausência e pela burocracia. Quando não há planejamento cerca de 30% do patrimônio é destinado ao pagamento do ITCMD, honorários advocatícios, taxas e emolumentos. Não é à toa que dizem que morrer no Brasil é caro.


O planejamento sucessório deve ser feito por qualquer pessoa que tenha bens a deixar para os herdeiros, independentemente do tamanho e do valor desse patrimônio. A pessoa que fará o planejamento deve considerar as exigências, o momento de vida, a complexidade do patrimônio, a estrutura familiar, as exigências legais e a carga tributária. É preciso também identificar o que impacta o patrimônio: imóveis, regime de casamento, ativos no exterior, filantropia, herdeiros, etc.


Ao realizar o planejamento prévio é possível garantir que os desejos da pessoa prevaleçam, claro, respeitando a legítima evidente. Evita-se o inventário e ainda economiza cerca de 1/3 do seu patrimônio.


Contudo, muito mais que a economia financeira é estar em um cenário mais confortável para tratar toda questão burocrática. O momento da perda é de fragilidade emocional para os familiares que, se essas coisas não estiverem alinhadas antes, terão que tomar decisões importantes em um momento em que razão e emoção não estão em plena sintonia.


Marcos Adriano Silva 



Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do site. O que publicamos é para estimular o debate sobre temas importantes para o País, sempre prestigiando a pluralidade de ideias.



Comentários

Para comentar essa notícia é necessário ser assinante e efetuar o login.