• Área
  • Tipo
  • Nível de acesso

Artigos

O que é Valuation ou avaliação de empresas?

Publicado em 24 de August de 2020 em Federal
Reprodução

Se você é um empreendedor, em algum momento já deve ter se questionado sobre o valor da sua empresa, não é mesmo?


É o processo de avaliar uma empresa sistematicamente de forma qualitativa e quantitativa, através de metodologias reconhecidas e praticadas no mundo todo.


O que muito se costuma fazer é calcular o valor da empresa pelos seus ativos ou até mesmo pelo seu faturamento. Quanto valem as máquinas, cadeiras, computadores, e tudo mais, soma-se tudo, desconta-se a dívida e pronto; ou multiplica-se faturamento por um coeficiente arbitrado. O Valuation, termo em inglês utilizado para definir avaliação de empresas, é mais completo e real, pois contempla toda cadeia de valores do negócio: clientes, funcionários, gestão, processos, tecnologias, produtos e serviços, marca e mercado.


Por exemplo: Uma empresa transportadora não vale somente a soma de seus caminhões. Devem ser avaliados todos os aspectos que a fazem gerar riqueza, assim como os riscos atrelados a ela ou a atividade.


Existem algumas formas de se avaliar uma empresa, porém algumas podem não ser adequadas a situação e ao mercado em que se encontra o negócio, ou mesmo pelo objetivo a ser alcançado com a avaliação (vender, comprar, liquidar cotas, etc).


Quando utilizar o Valuation?



  1. Para mostrar se um negócio é viável;

  2. Para comprar ou vender uma empresa;

  3. Dissolução de sociedade;

  4. Como ferramenta de gestão: para melhorias de resultados e combater a instabilidade de mercado


Nesse último exemplo é feito um valuation inicial para fazer um Raio-X da empresa, trabalham-se melhorias mês a mês e após um ano é refeita a avaliação para verificar se a empresa está valendo mais. 


Benitez Buzzi 


Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do site. O que publicamos é para estimular o debate sobre temas importantes para o País, sempre prestigiando a pluralidade de ideias.



Comentários

Para comentar essa notícia é necessário ser assinante e efetuar o login.