• Área
  • Tipo
  • Nível de acesso

Notícias

Com exigência de CPF, 1,2 milhão de jovens “somem” do IR

Publicado em 21 de October de 2019 em Federal
Com exigência de CPF, 1,2 milhão de jovens “somem” do IR

Receita Federal passou a exigir número do documento para maiores de 8 anos; antes, dados eram necessários apenas a partir dos 12 anos


Aproximadamente 1,2 milhão de crianças e adolescentes desapareceram das declarações do Imposto de Renda (IR) entregues à Receita Federal dentro de um ano — entre 2017 e 2018. O “sumiço” de dependentes coincide com exigências do Fisco para tornar o processo de prestação de contas mais rígido e inibir fraudes. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.


Até 2017, a Receita exigia que as declarações incluíssem o número de CPF de dependentes com idade acima de 12 anos. Para os mais jovens, era necessário apenas preencher o nome e a idade. Em 2018, no entanto, passou a ser obrigatório informar o número do documento para qualquer pessoa com mais de 8 anos.


De acordo com o levantamento do Fisco, após a implementação dessa mudança, o total de dependentes declarados no país caiu de 25,5 milhões para 24,3 milhões. O número representa redução de quase 5%. Do total que “sumiu”, a maioria — 900 mil — tinha entre 8 e 12 anos — faixa que, agora, tem apresentar o CPF.


O supervisor nacional do IR na Receita, Joaquim Adir, acredita que a inclusão de dependentes incorretamente não significa que possíveis tentativas de fraudes foram bem-sucedidas. “Claro que passa um ou outro, mas ao longo dos anos, a Receita segura o contribuinte na malha até ele ajustar”, explicou.




Fonte: Fenacon


Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do site. O que publicamos é para estimular o debate sobre temas importantes para o País, sempre prestigiando a pluralidade de ideias



Comentários

Para comentar essa notícia é necessário ser assinante e efetuar o login.