• Área
  • Tipo
  • Nível de acesso

Artigos

Código de ética e conduta em empresas familiares

Publicado em 17 de August de 2020 em Federal
Reprodução

As organizações que se comprometem verdadeiramente com uma condução íntegra e transparente de seus negócios constroem e projetam uma imagem positiva frente aos seus colaboradores, mercados onde atuam, e na sociedade em geral. Além do respeito às leis do país, a organização deve ter um Código de Conduta que seja uma diretriz de sócios, administradores e funcionários. O documento deve refletir ou, materializar, os valores e normas definidos pelos proprietários.


O Código de Ética e Conduta pode também definir responsabilidades sociais e ambientais. Deve refletir adequadamente a cultura da empresa e enunciar, com total clareza, os princípios em que está fundamentado, para abranger o relacionamento entre conselheiros, diretores, sócios, funcionários, fornecedores e demais partes interessadas (stakeholders). Deve ainda apresentar caminhos para denúncias ou resolução de dilemas de ordem ética (canal de denúncias).


Seis princípios básicos do Código de Ética e Conduta:


1. Confiabilidade: honestidade, integridade e lealdade;


2. Respeito: direitos humanos;


3. Responsabilidade: assumir as responsabilidades pelos atos decorrentes de suas atividades;


4. Justiça: ser justo e imparcial;


5. Ser cuidadoso: evitar danos e prejuízos desnecessários para a corporação;


6. Cidadania: obedecer às leis do município, estado e país.


 


Benitez Buzzi



Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do site. O que publicamos é para estimular o debate sobre temas importantes para o País, sempre prestigiando a pluralidade de ideias.



Comentários

Para comentar essa notícia é necessário ser assinante e efetuar o login.