• Área
  • Tipo
  • Nível de acesso

Artigos

A mulher na gestão da empresa familiar

Publicado em 26 de August de 2020 em Federal
Reprodução

Hoje, dia 26 de agosto, é celebrado o Dia Internacional da Igualdade da Mulher, e quero ressaltar as conquistas das mulheres no mercado de trabalho. Sua participação ativa transformou e impactou a sociedade nas últimas décadas: oportunidades para as mulheres no campo da educação; controle com eficácia sobre a gravidez e reprodução humana; desenvolvimento do movimento feminista; a rápida difusão de ideias em uma cultura globalizada.

 



Seu papel na liderança de empresas tem sido motivo de destaque. Luiza Helena Trajano com certeza é uma das fortes inspirações femininas, considerada a mulher mais rica do país, além de presidente do conselho da empresa fundada por seus pais e hoje comandada pelo filho, a empresária trabalha ativamente do Grupo de Mulheres do Brasil, que tem por objetivo apoiar iniciativas de impacto social de sucesso.

 



Outro exemplo é a filial da multinacional francesa Sodexo que, em 2017, elegeu Andreia Dutra, de 44 anos, para comandar a brasileira. Ainda vale destacar que na Sodexo do Brasil, cerca de 85% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres.

 



O estudo Panorama Mulher, elaborado pela Talenses em parceria com o Insper, mostra que em 2017 as mulheres ocupavam apenas 8% dos cargos de CEOs. Já em 2019 esse número subiu para 13%. O crescimento ainda pode ser pequeno, mas demonstra a força e o potencial das mulheres frente aos cargos de liderança. A mesma pesquisa ainda destaca que se as mulheres participassem de forma igual no mercado de trabalho, o PIB do Brasil cresceria 30%. Isso quer dizer uma quantia equivalente a R$ 12 trilhões.

 



Uma boa liderança tem a ver com a capacidade de gerir a diversidade para fomentar a criatividade e a inovação, bem como a formação de equipes de trabalho harmonioso e, como consequência, há aumento do lucro e crescimento da empresa.

 



Por: Marcos Adriano Silva



Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do site. O que publicamos é para estimular o debate sobre temas importantes para o País, sempre prestigiando a pluralidade de ideias.



Comentários

Para comentar essa notícia é necessário ser assinante e efetuar o login.