• Área
  • Tipo
  • Nível de acesso

Artigos

A importância do Conselho Consultivo na organização interna da empresa

Publicado em 7 de August de 2020 em Federal
Reprodução

Antes de destacar a importância é essencial explicar o que é um Conselho Consultivo. Ele atua como uma comissão externa de aconselhamento, fiscalização, auxílio e orientação de líderes e gestores da pequena e média organização na solução dos problemas que digam respeito a essa mesma organização. Os gestores obterão orientação para tomar as melhores decisões em seu negócio, contando com experiências diversas, como na área jurídica, financeira, marketing, recursos humanos e até mesmo a expertise de líderes de negócio. Através da consultoria empresarial, os executivos podem agir de forma mais consciente, organizando e disciplinando o processo decisório.



Outra prática, é quando alguns dos sócios familiares confiam a outro(s) a gestão do negócio, mas desejam equilibrar os poderes a ele(s) delegados com um contraponto técnico e legitimado por eles. Nesse caso, são realizadas reuniões periódicas com os gestores/sócios. O objetivo é analisar e fiscalizar os demonstrativos e indicadores de resultados do negócio e aconselhar quanto a investimentos e ao planejamento estratégico da empresa.



Dois pontos importantes para analisar antes de implementar o Conselho Consultivo:



1. Benefícios: O Conselho estimula maior disciplina por parte dos executivos e maior comprometimento com resultado, já que acompanha a implementação dos processos.

2. Problemas: A empresa não tem processos definidos e não tem disciplina para seguir processos como governança corporativa, planejamento estratégico, controles financeiros, etc.



Contudo, os problemas a serem resolvidos não são empecilho para implementação do mesmo, na verdade, o Conselho Consultivo poderá orientar e apontar caminhos e pessoas que ajudarão a empresa a estabelecer a governança corporativa.


 

Benitez Buzzi 



Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do site. O que publicamos é para estimular o debate sobre temas importantes para o País, sempre prestigiando a pluralidade de ideias


Comentários

Para comentar essa notícia é necessário ser assinante e efetuar o login.