• Área
  • Tipo
  • Nível de acesso

Artigos

A escolha dos gestores sucessores

Publicado em 10 de August de 2020 em Federal
Reprodução

Os desafios das empresas familiares são similares aos enfrentados por qualquer tipo de empresa. Estratégia, planejamento, gestão e governança corporativa são alguns exemplos. O processo de substituição nos cargos é normal no mundo corporativo. Conduto, nas familiares as substituições tendem a ser mais complexas quando os cargos de gestão são ocupados por membros da família (ou por pessoas próximas a ela).



Um dos principais fatores de sucesso nas organizações é possuir profissionais competentes em suas funções. A análise do Perfil profissional é fundamental para o planejamento da Governança, ou seja, analisar a formação profissional, as ambições, objetivos e as características comportamentais dos membros da família que venham a constar na linha de sucessão ou indicação para cargos chave nos negócios.



Avaliação de competências (formação técnica e experiências) e Testes de Personalidade são ferramentas muito utilizadas na gestão de pessoas para contribuir com o crescimento da empresa e do próprio profissional.



A partir desses, é possível definir quais são as características e capacidades marcantes de uma pessoa e, então, tomar uma decisão mais assertiva quanto à gestão e a sucessão.


Benitez Buzzi 


Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do site. O que publicamos é para estimular o debate sobre temas importantes para o País, sempre prestigiando a pluralidade de ideias



Comentários

Para comentar essa notícia é necessário ser assinante e efetuar o login.