• Área
  • Tipo
  • Nível de acesso

Notícias

Federal
Publicado em 24 de November de 2015 em Federal

Unificação de PIS/Cofins terá impacto para consumidor final

Por Clipping - Dia a Dia Tributário
unificação

Para o advogado tributarista André Moreira, o projeto é inoportuno e quem vai pagar a conta é o consumidor que já está endividado


A proposta do governo federal de criar uma nova contribuição social em substituição ao PIS e Cofins com o objetivo de trazer simplificação, na prática, vai elevar a carga tributária, principalmente das empresas do setor de serviços e pequenos negócios. No lugar do PIS e Cofins seria criado o "imposto social" o que acarretaria um aumento médio do custo das empresas com estes tributos de 104%. E, o governo conseguiria elevar a receita de arrecadação anual em R$ 35 bilhões.


O presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), Darci Piana, disse que o setor de serviços será um dos mais afetados caso a mudança seja aprovada. Entre os segmentos que podem sofrer com a alteração estão a construção civil e transportes (frete). "Toda a economia será afetada", afirmou. Piana explicou que a elevação da alíquota será repassada para o consumidor final. "O aumento de preços para o consumidor deve ser de 5% em praticamente todos os produtos", prevê.

Comentários

Para comentar essa notícia é necessário ser assinante e efetuar o login.