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Contabilidade e Tributos
Publicado em 27 de January de 2016 em Contabilidade e Tributos

Como definir o preço com lucro?

Por Clipping - Dia a Dia Tributário
Preço

 

Conforme apresentado na semana passada darei continuidade à série para auxiliar pequenas e médias empresas a formar um método - testado e aprovado - de precificação de serviços e mercadorias. Para os exemplos adotaremos o princípio de que o produto ou serviço já existe e está sendo comercializado. A dúvida é saber se gera lucro.

A capacidade produtiva é a quantidade máxima possível de produção de serviço ou produto que pode ser medida por hora, dia, semana ou mês, bem como por funcionário, setor ou empresa. Dependendo da forma de trabalho o volume de produção pode variar significativamente. Conhecer a capacidade máxima de produção e fazer a medição constante também impactará expressivamente no aumento e o fator qualidade deverá ser parte integrante do início até a finalização do produto/serviço.

Empresas que desconhecem o potencial produtivo e, portanto, deixam de cobrar os trabalhadores por resultados periódicos – quanto menor o tempo, melhor – consomem maior tempo e, consequentemente, têm custo produtivo maior. O resultado final é preço de venda alto e/ou margem de lucro baixa, fatores que atrapalham a comercialização e a lucratividade.

Iniciemos com uma empresa prestadora de serviços de lavação de veículos que possua um funcionário na lavação, dois para secar e fazer a limpeza interna e um para o enceramento e espelhamento, além, claro, do funcionário administrativo, mas este não importa para o cálculo da capacidade produtiva, uma vez que não atua nela. Com o exemplo será possível implantar a metodologia em qualquer ramo de atividade, inclusive na indústria.

Como saber qual é a capacidade produtiva, ou seja, qual é a quantidade de veículos possível de lavar, limpar, encerar e espelhar? Sabemos que alguns clientes dispensam o serviço completo em seus veículos, então maior atenção deve ser voltada a cada serviço. Identificaremos a capacidade produtiva por setor e, quando necessário, por tipo de serviço.

Primeiramente deve-se cronometrar o tempo que um profissional de bom nível usa para executar cada uma das tarefas. Para ilustrar citarei alguns exemplos, mas destaco que os tempos são meramente ilustrativos. Não serei muito detalhista, pois o importante é apresentar a metodologia de cálculo. Se você presta serviço nesta área de lavação peço que ignore o tempo, faça a cronometragem e, se puder, compare com outras empresas.

Serviço Veículo Pequeno   
Lavação de aparência ou meia lavação 10 minutos
Lavação completa 20 minutos
Secagem   15 minutos
Limpeza interna 30 minutos
Enceramento 60 minutos
Espelhamento   90 minutos

 

Sabe-se que a execução do mesmo serviço num automóvel grande demandará mais tempo. A média pode e deve ser analisada para incluir na distribuição entre veículos grandes e pequenos. Os trabalhadores fazem oito (8) horas diárias, exceto na segunda-feira, que são quatro (4), mas considerando pequenos atrasos e o intervalo para o café ajustamos o tempo produtivo diário médio para sete horas e meia (7:30), ou seja, 450 minutos. Com base nestas informações calculemos a capacidade produtiva diária de cada setor.

Setor      A B C D
Lavação   01   450      
  Aparência     10   05  
  Completa             20 20
Limpeza   02 900    
  Secar     15 20
  Limpar     30 20
Acabamento      01 450    
  Encerrar     60 03
  Espelhar     90 03

Sendo:

            A = número de funcionários

            B = minutos produtivos por dia normal

            C = minutos cronometrados para executar o serviço

            D = número possível de veículos pequenos por dia (capacidade)

Então concluímos que esta empresa de lavação consegue produzir diariamente 20 veículos pequenos (lavação e limpeza), cinco veículos para a lavação de aparência, e enceramento e espelhamento de três veículos pequenos. Naturalmente a distribuição pode ser feita incluindo veículos grandes e outros serviços, mas acredito ter sido possível identificar como proceder e, mais ainda,a importância de conhecer a capacidade da empresa para cobrar o resultado final ou a necessidade de contratar – ou não - mais funcionários.

Com o conhecimento de todo o processo produtivo fica fácil identificar gargalos, ociosidade e outros problemas, como a baixa produtividade da equipe.

Espero tê-lo ajudado. Se deseja entrar em contato para comentários ou informações não contempladas neste artigo escreva para gilmarduarte@dygran.com.br

Autor: Gilmar Duarte é palestrante, contador, diretor do Grupo Dygran, autor dos livros "Honorários Contábeis" e “Como ganhar dinheiro na prestação de serviços” e membro da Copsec do Sescap/PR.

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